Criança na cozinha: Receitinhas

Cozinha. Cozinha e criança parecem ser coisas incompatíveis? Depende do ponto de vista. Levar as crianças para a cozinha pode ser muito divertido e também educativo. Nada melhor do que a prática para ensinar aos pequenos quais são os ingredientes mais saudáveis e como criar coisas tão deliciosas a partir de misturas incríveis. Nossa querida Chefe de papinha voltou e vai colocar as crianças na cozinha para te ajudar a fazer mais gostosuras. Lembrem-se que a Coluna de Nutrição está no ar às terças-feiras quinzenalmente. Bon Apetit !

criança na cozinha

Muitas vezes ficamos sem idéias do que fazer para entreter a criançada não é mesmo? Por que não programar um tempinho para leva-los para cozinha? Muitas crianças adoram colocar a mão na massa e costumam aceitar melhor os alimentos quando eles mesmos ajudam no preparo. Engana-se quem pensa que só os maiores podem colaborar. Desde antes dos 2 anos já é possível colocar os filhos para ajudar, nem que seja para lavar as frutas e legumes e colocar ingredientes na tigela. Aproveitando o clima de férias, carnaval e lanches saudáveis, vamos aprender mais receitas que podem contar com ajuda dos filhos:

 

criança na cozinha

BISCOITO AMANTEIGADO DE CÔCO

Ingredientes:

  • 1 xícara e meia de farinha de trigo (coloca uma xícara e depois vai acrescentando mais até dar o ponto), 1 ovo inteiro + 1 gema, 2 colheres de sopa de coco ralado, 50g de açúcar demerara, 75g de manteiga derretida (pesa antes de derreter) e 1 colher de chá de fermento químico (o de bolo mesmo).

Modo de preparo:

  • Comece misturando uma xícara de farinha, a manteiga e o fermento até ficar com jeito de casca de pão esfarelado. Em seguida, acrescenta os demais ingredientes até chegar no ponto em que a massa desgruda da mão e não esfarela na hora de abrir. Parece que não dá certo de início, mas o calor da mão manipulando a massa ajuda a dar o ponto.
  • Enrole até formar uma bolinha, cobre com um filme plástico e deixa na geladeira por uns 15 minutos descansando. Em uma superfície lisa, espalhe um pouco de farinha e abra a massa com ajuda de um rolo e corte nos formatos que quiser.
  • Se não tiver cortador, você pode usar brinquedos plásticos do seu filho para cortar (sabe os de encaixar?) ou fazer bolinhas e achatar com a mão. Eles adoram mexer na massa do biscoito, como se fosse massinha de modelar, e depois usar os cortadores para fazer formatos divertidos.
  • Coloque em assadeira com anti-aderente ou levemente untada e assa por 15 minutos em forno pré-aquecido a 180o. Se quiser, pode trocar o coco ralado por cacau em pó ou chocolate em pó e transformar em biscoito de chocolate.

 

cozinhaPIZZA CASEIRA

Massa:

  • Dissolva meio pacote de fermento biológico seco (5g) em 400ml de água morna e espere alguns minutos para ativar o fermento. No processador, coloque 500g de farinha de trigo (pode misturar a branca e a integral, se quiser) e a água com fermento. Bata até formar um bloco de massa no processador.
  • Transfira a massa para uma bancada enfarinhada e vá sovando para torna-la mais elástica. Talvez seja necessário colocar mais farinha aos poucos. Nessa hora, conte com a ajuda da criança para trabalhar a massa, batê-la na bancada, esticar e amassar. Forme uma bola e coloque numa tigela em local mais quentinho por 1 hora, até dobrar de tamanho.
  • Abra a massa com ajuda de um rolo e faça a pizza do jeito que quiser. Vale fazer em tamanho brotinho, grande, massa fina ou massa grossa.

Molho express:

  • Bata no liquidificador 3 tomates com um pouco de água, sal, cenoura ralada, orégano e manjericão. Leve essa mistura ao fogo por 15 minutos, para cozinhar um pouco e apurar.

Espalhe o molho sobre a rodela de pizza e complete com o que desejar. O céu é o limite! Aproveite que a criançada adora pizza e coloque ingredientes saudáveis como abobrinha ralada, brócolis picadinho, o que quiser. Asse em forno 200 graus por 15 a 20 minutos e pronto!

Para finalizar a brincadeira, que tal servir as frutas de um jeito diferente? Você pode usar cortadores de biscoito ou boleador para tirar a polpa em vários formatos e colocar tudo numa tigela ou em espetinhos de churrasco sem ponta. Para acompanhar, bata 1 copo de iogurte natural com a fruta que seu filho mais gosta, 1 colher de mel (se ele tiver mais de 1 ano) e sirva junto.

Aposto que a hora do lanche vai ser mais um momento de pura diversão!

criança na cozinha

2 Comments on Criança na cozinha: Receitinhas

  1. hey
    01/05/2021 at 13:50 (6 months ago)

    Taxi moto line
    128 Rue la Boétie
    75008 Paris
    +33 6 51 612 712  

    Taxi moto paris

    Hello there! Do you know if they make any plugins to protect against hackers?
    I’m kinda paranoid about losing everything I’ve worked hard on. Any tips?

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *