Aleitamento Materno: 10 mitos e fatos da amamentação

Amamentação

Aleitamento. Durante Semana Mundial do Aleitamento Materno, esclarecemos dúvidas mais comuns das mulheres, como produção do leite e o período mais adequado para uma nova gravidez.

Amamentar é um ato de amor, favorece o vínculo com seu bebê, facilita o desenvolvimento emocional, cognitivo e do sistema nervoso. Os benefícios do aleitamento materno são inúmeros, mas, este também, é um desafio e tanto nas primeiras semanas. Algumas mulheres têm dificuldade para acertar a posição correta da mamada, outras com relação à “pega” do bebê e há aquelas que podem sentir um desconforto. Enfim, essa fase traz uma série de questionamentos, inseguranças que são, muitas vezes, rodeados também de muitos mitos que passam de geração para geração.

Em agosto, mês da Semana Mundial do Aleitamento Materno (de 1 a 8 de agosto), esses temas ficam ainda mais em evidência.

Para ajudar a mulher e família a conquistar a confiança necessária para o sucesso na amamentação, o Dr. Achilles Cruz, especialista em ginecologia e obstetrícia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, esclarece algumas dúvidas mais frequentes.

1- Amamentar dói.

Nem mito, nem fato. Vai depender de uma série de fatores como sensibilidade da mãe, se o bebê suga o peito da forma correta, estado emocional da mulher, entre outros. Normalmente, a mulher não sente nenhuma dor. É importante observar se o bebê abocanha a aréola e não somente o mamilo (bico). É nessa região que ficam os bolsões de leite. Dessa forma, evita-se as rachaduras que provocam dor durante as mamadas.

2- Seio pequeno não produz leite.

Mito. O tamanho do seio não tem influência nenhuma no sucesso da amamentação! O que faz a diferença no tamanho dos seios não é a quantidade de glândulas, mas a quantidade de gordura de cada mama. As células produtoras (glândulas mamárias) e os ductos de leite são os mesmos em todas as mulheres, até mesmo naquelas que fizeram cirurgia plástica para colocar prótese de silicone. Só no caso de cirurgias redutoras é que este número pode ser reduzido. É mito associar tamanho de seio com fartura de leite. O processo de produção do leite começa durante a gravidez quando o tecido glandular já começa a ser preparado. Por isso, os seios vão ficando maiores principalmente no final da gestação. Após o parto, a resposta hormonal estimula as glândulas mamárias a produzir o leite e a conduzi-lo por meio dos seios até o bico para que o bebê possa mamar. A produção aumenta gradativamente. Assim, a quantidade de leite que seu filho vai receber depende das suas próprias necessidades, e de quanto a mama seja estimulada adequadamente. Quanto mais ele sugar, mais leite será produzido.

3- Amamentar é um ótimo anticoncepcional.

Mito. Algumas mulheres podem voltar a ovular mesmo no período da amamentação quando o ciclo menstrual está bloqueado devido à supressão dos hormônios. E para que funcione é necessário que a amamentação seja exclusiva com as mamadas muito frequentes, com curtos intervalos entre uma e outra. Como esta rotina não é para todas, o ideal é que ela já comece a adotar algum tipo de método contraceptivo a partir da sexta semana após o parto. Logo no primeiro retorno ao ginecologista, o ideal é que a mãe converse sobre o método mais adequado para evitar uma nova gravidez em pouco tempo. Ele irá orientá-la sobre o uso de camisinha, DIU, implantes ou até mesmo as pílulas de progestagênio, que são as mais indicadas para esse período.

4- A mulher que está amamentando pode tomar qualquer tipo de pílula.

Mito. Existe uma pílula anticoncepcional desenvolvida especialmente para as mamães que estão amamentando. São compostas de progestagênio, hormônio que inibe a ovulação. Conhecidas como minipílulas, elas podem ser tomadas a partir da sexta semana depois do parto. Como são livres de estrogênio, não inibem a produção de leite materno nem tampouco interferem na sua qualidade e volume. Outro benefício é que seu princípio ativo não passa para o leite, não alterando seu gosto ou qualidade. E, então, a mulher terá segurança dupla. Primeiro quanto ao seu filho e depois com uma nova gestação durante essa fase. Segundo o médico, as mulheres que estão amamentando não podem usar as pílulas comuns, chamadas hormonais combinadas, porque podem diminuir a quantidade do leite além de transferir o hormônio feminino para ele e, consequentemente, para a criança.

Aleitamento
5- Engravidar enquanto está amamentando é benéfico.

Mito. Não existe um intervalo estabelecido entre uma gravidez e outra, porém, é aconselhável que a mulher não engravide enquanto estiver amamentando, porque a sobrecarga da amamentação somada a uma nova gestação pode comprometer a saúde da mãe, caso ela não tenha uma condição nutricional adequada.

6- A alimentação da mãe influencia o leite.

Fato. Tudo o que a mãe come acaba passando para o leite materno. Por isso, é importante que a mulher faça uma dieta saudável e beba bastante líquido nesse período. O consumo de bebidas alcoólicas ou cigarros é contraindicado. Medicamentos, por exemplo, só devem ser tomados com orientação médica.

7- O leite materno pode ser fraco.

Mito. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, muitas mulheres têm essa percepção porque comparam seu leite ao da vaca que é mais denso e consistente, tem moléculas maiores e sua digestão é bem mais lenta. O leite materno tem 97% de água e, por isso, é facilmente digerido e logo o bebê sente fome novamente. Além disso, o leite humano é composto por células vivas que transferem para o bebê a imunidade materna aos agentes infecciosos. Os glóbulos brancos presentes nele levam os anticorpos da mãe para o filho. O que poucas mulheres sabem é que quando o bebê começa a sugar, o leite materno tem maior concentração de água mesmo, é normal, é chamado de “anterior”. Nessa fase, ele contém ainda vitaminas, minerais e anticorpos. Após um tempinho de mamada, começa a descer o leite que chamamos de “posterior”, que é mais rico em gordura, que fornece mais energia e permite que o bebê fique satisfeito e ganhe peso. Por isso, a recomendação é que a mãe ofereça um seio por mamada, ou seja, que a mamada não seja interrompida até que o bebê consiga ingerir bastante quantidade do leite posterior, que tem mais gordura. Somente depois de esvaziar uma mama, se necessário, o outro seio deve ser oferecido, o que normalmente com bebês maiores, que já mamam muito. Desse jeito você garante que o bebê retire do peito o leite anterior, rico em água, e o posterior, rico em gordura.

8- Na volta ao trabalho, o leite seca.

Nem mito, nem fato. Caso a mulher consiga fazer a ordenha no trabalho e guardar na geladeira, ou ainda sair para amamentar o bebê durante o expediente, a produção de leite vai se manter inalterada. Muitas empresas possuem um espaço privativo para realizar a ordenha e uma geladeira para armazenar o leite. E, quando estiver com o filho em casa, antes ou depois do trabalho, deve oferecer o leite em livre demanda, ou seja, por quanto tempo o bebê quiser. As mamadas noturnas podem ser cansativas, mas são fundamentais para manter uma boa produção de leite materno, pois é a hora de maior liberação da prolactina, hormônio que controla a produção do leite humano.

9- Prótese de silicone atrapalha a amamentação.

Mito. Com as técnicas atuais de colocação de próteses mamárias, geralmente não, mas dependendo da técnica pode atrapalhar a amamentação por interferir na quantidade e na saída/retirada do leite, mas não na qualidade dele.

10- Estresse e nervosismo atrapalham a produção de leite.

Fato. Quando a mulher está muito cansada ou ansiosa, a produção do hormônio ocitocina, que é o responsável pela vasão do leite, é reduzida. O que pode prejudicar a descida do leite, e em casos graves até secar o leite!

74 Comments on Aleitamento Materno: 10 mitos e fatos da amamentação

  1. Glen Mattis
    12/21/2020 at 23:16 (6 months ago)

    Do you mind if I quote a few of your posts as long as I provide credit and sources back to your site? My blog is in the exact same area of interest as yours and my visitors would really benefit from some of the information you provide here. Please let me know if this alright with you. Thank you!

    Reply
  2. Roderick Duttry
    12/24/2020 at 03:12 (6 months ago)

    As a Newbie, I am constantly searching online for articles that can aid me. Thank you

    Reply
  3. Robert Koop
    12/24/2020 at 04:38 (6 months ago)

    We are a group of volunteers and starting a brand new scheme in our community. Your site offered us with helpful information to work on. You’ve done a formidable job and our whole community will be thankful to you.

    Reply
  4. Lachelle Lindahl
    12/24/2020 at 12:16 (6 months ago)

    Well I really enjoyed studying it. This information offered by you is very practical for accurate planning.

    Reply
  5. Romona Minerva
    12/24/2020 at 13:13 (6 months ago)

    Good day! Do you know if they make any plugins to safeguard against hackers? I’m kinda paranoid about losing everything I’ve worked hard on. Any recommendations?

    Reply
  6. Gaylord Keomanivong
    12/27/2020 at 20:22 (6 months ago)

    I liked up to you will receive carried out right here. The comic strip is attractive, your authored subject matter stylish. nonetheless, you command get got an impatience over that you would like be turning in the following. unwell certainly come further beforehand again since precisely the similar just about very regularly within case you shield this increase.

    Reply
  7. Duncan Gienger
    12/28/2020 at 03:10 (6 months ago)

    Can I simply say what a aid to search out someone who really is aware of what theyre speaking about on the internet. You undoubtedly know learn how to deliver a difficulty to light and make it important. More individuals have to read this and understand this aspect of the story. I cant believe youre not more common since you positively have the gift.

    Reply
  8. Randal Yueh
    01/09/2021 at 23:02 (5 months ago)

    What’s Going down i am new to this, I stumbled upon this I have found It positively helpful and it has helped me out loads. I am hoping to contribute & assist other customers like its aided me. Great job.

    Reply
  9. Augustine Shinault
    01/12/2021 at 17:38 (5 months ago)

    I really wanted to write down a brief comment so as to say thanks to you for the stunning pointers you are sharing on this website. My considerable internet research has at the end of the day been honored with professional facts to share with my visitors. I would admit that many of us visitors actually are quite lucky to live in a notable community with many outstanding people with insightful secrets. I feel rather privileged to have come across your entire website and look forward to plenty of more fabulous times reading here. Thanks a lot again for everything.

    Reply
  10. Shantae Worlds
    01/13/2021 at 01:49 (5 months ago)

    As I website possessor I believe the content matter here is rattling wonderful , appreciate it for your efforts. You should keep it up forever! Good Luck.

    Reply
  11. Phoebe Morlock
    01/13/2021 at 02:51 (5 months ago)

    You should take part in a contest for among the best blogs on the web. I’ll advocate this web site!

    Reply
  12. Ophelia Fadri
    01/13/2021 at 03:39 (5 months ago)

    I truly appreciate this post. I have been looking all over for this! Thank goodness I found it on Bing. You’ve made my day! Thank you again

    Reply
  13. superbeets
    01/16/2021 at 04:48 (5 months ago)

    Saved as a favorite, I love your web site!|

    Reply
  14. Clarence Vollenweider
    01/18/2021 at 08:17 (5 months ago)

    I like what you guys are up too. Such clever work and reporting! Keep up the excellent works guys I have incorporated you guys to my blogroll. I think it will improve the value of my site 🙂

    Reply
  15. Rey Hittle
    01/18/2021 at 21:03 (5 months ago)

    A powerful share, I simply given this onto a colleague who was doing a little analysis on this. And he actually bought me breakfast because I found it for him.. smile. So let me reword that: Thnx for the treat! However yeah Thnkx for spending the time to discuss this, I feel strongly about it and love reading extra on this topic. If possible, as you become expertise, would you thoughts updating your weblog with more details? It’s extremely helpful for me. Huge thumb up for this weblog post!

    Reply
  16. JeffreyPergy
    03/12/2021 at 04:19 (3 months ago)

    viagra without a doctor prescription usa viagra cost per pill
    generic viagra walmart

    Reply
  17. JeffreyPergy
    03/15/2021 at 22:46 (3 months ago)

    viagra from canada viagra price
    viagra over the counter walmart

    Reply
  18. Stanleyvar
    03/16/2021 at 06:26 (3 months ago)

    paxil for panic attacks 5 mg paxil

    Reply
  19. fathor t shirt
    03/19/2021 at 23:07 (3 months ago)

    Very nice article, totally what I needed.|

    Reply
  20. ElmerEpimi
    03/23/2021 at 11:54 (3 months ago)

    prescription drugs online without doctor order ed pills
    order ed pills

    Reply
  21. Scotttof
    04/01/2021 at 15:25 (3 months ago)

    buy bactrim generic: sumycin price
    buy nitrofurantoin generic

    Reply
  22. Scotttof
    04/02/2021 at 20:37 (3 months ago)

    ketoconazole generic: minomycin generic
    buy roxithromycin online

    Reply
  23. BillyDeesk
    04/07/2021 at 07:10 (2 months ago)

    generic viagra pills: cialis pills viagra pills online

    Reply
  24. BillyDeesk
    04/09/2021 at 15:12 (2 months ago)

    buy erectile dysfunction pills online: erectile pills canada pills for erectile dysfunction

    Reply
  25. Robertfrott
    04/17/2021 at 17:55 (2 months ago)

    paxil brain zaps: paxil generic – paxil online

    Reply
  26. Robertfrott
    04/20/2021 at 02:19 (2 months ago)

    erection pills that work: cheap ed pills – buy erection pills

    Reply
  27. Robertfrott
    04/21/2021 at 02:27 (2 months ago)

    metformin without rx: metformin – metformin medicine in india

    Reply
  28. ThomasExild
    04/21/2021 at 08:02 (2 months ago)

    propecia for hair loss: buy finasteride – is propecia a prescription drug
    cheap tadalafil

    Reply
  29. ThomasExild
    04/21/2021 at 20:39 (2 months ago)

    propecia 1mg generic: cheap propecia – finasteride tablets
    cheap tadalafil

    Reply
  30. KvbEQ
    04/22/2021 at 05:49 (2 months ago)

    Pills prescribing information. Cautions.
    cost of pregabalin without rx in US
    Actual news about medication. Get information here.

    Reply
  31. ThomasExild
    04/22/2021 at 09:01 (2 months ago)

    generic for valtrex: valtrex 1g best price – average cost of generic valtrex
    tadalafil online

    Reply
  32. ThomasExild
    04/22/2021 at 21:28 (2 months ago)

    propecia online: cheap propecia – cheap generic propecia
    tadalafil online

    Reply
  33. ThomasExild
    04/23/2021 at 09:43 (2 months ago)

    generic propecia for cheap without precscription: finasteride – propecia 1mg generic
    tadalafil

    Reply
  34. RobertCex
    04/25/2021 at 23:38 (2 months ago)

    medicine for impotence herbal ed treatment – ed pills gnc
    gnc ed pills

    Reply
  35. Victorscada
    04/29/2021 at 00:39 (2 months ago)

    my canadian pharmacy review internet pharmacy mexico – online canadian pharmacy review
    canadian pharmacy world coupons

    Reply
  36. Walterwat
    05/03/2021 at 01:37 (2 months ago)

    buy cheap cialis uk: ed pills – buy cialis without perscription

    Reply
  37. Walterwat
    05/03/2021 at 14:24 (2 months ago)

    buy cialis very cheap prices fast delivery: ed pills – buy cialis 36 hour online

    Reply
  38. Roosevelt Pereyra
    05/06/2021 at 14:06 (2 months ago)

    Thank you for the auspicious writeup. It if truth be told was a leisure account it. Look advanced to far delivered agreeable from you! By the way, how could we keep in touch?|

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *