Críticas maternas – Basta

Críticas. Parece brincadeira o que acontece no mundo materno. As próprias mães tentam ¨sabotar¨ umas às outras com críticas que ofendem e julgam.

Como se ser mãe não fosse tarefa difícil e desafiadora por sua natureza, mães tem que enfrentar o que muitas vezes detectamos como discriminação materna pelos mais diversos temas de um mundo que diz respeito apenas à mãe e filho. Já basta !! Ninguém tem o direito de ofender, o bulling materno destrói com palavras nas redes sociais como câncer. Já basta !! Ajuda é bem-vinda, críticas ofensivas não. Já Basta !!

Infelizmente a informação não chega à todas as classes sociais e ainda acredito numa sociedade que possa se auto-ajudar com amor e gentileza. Afinal, é isso que tentamos passar a nossos filhos. Desse modo, logicamente matemático, temos que dar o exemplo. Mães atuando com gentileza com outras mães podem mostrar à nossos filhos que ninguém deve ser ferido e a discriminação não pode não continuar.

Começamos aqui no Clube da Fraldinha a segunda rodada do #11blogs11segredos, projeto no qual 11 blogueiras de destaque da blogosfera materna expõe sua opinião sobre determinados temas. Acompanhe e conheça um pouco mais. Esperamos que gostem e deixem um comentário.

Críticas

Papo de Mamãe Amélia

Hoje em dia está se tornando cada vez mais comuns Mães compartilharem em suas redes sociais a sua rotina e dos seus filhos, expondo algumas atitudes e pensamentos que tem em relação à forma que criam e cuidam de seus filhos. Essa atitude acaba quase sempre batendo de frente com a forma que outras Mães pensam sobre determinado assunto e acontecem os “conflitos maternos”, onde cada uma quer impor sua forma de criar como verdade e aí acabam vindo os pitacos e críticas sobre a forma que você cria o seu filho. Eu acredito que se cada Mãe se lembrasse como é chato quando alguém faz isso, não faria com as outras. Claro que muitas vezes a crítica não é feita na maldade, apenas com o intuito de ajudar, mas muitas das vezes é apenas para alfinetar mesmo, portanto, devemos pensar mil vezes antes de comentar com outra Mãe se o que ela faz é certo ou errado, pois cada uma sabe o que é melhor ou não para seus filhos.

Meu nome é Jenny e sou do Blog Papo de Mamãe Amélia, onde falo sobre maternidade e compartilho o meu dia a dia como dona de casa e mãe. Conheça o Blog.

Mães brasileiras

Todo mundo tem algo a dizer sobre como criar nossos filhos! Muitas vezes a conversa começa de maneira “inocente”: Quantas horas seguidas de sono? Come bem? Você dá o seu peito? Ainda usa chupeta? …  Muitas vezes, a crítica vem de pessoas com pouca experiência, e cheias de “teoria”  e que tem filho de idade diferente do seu, ou com personalidade e estilo de vida muito diferentes do seu, etc. Para essas que criticam a todo momento eu só tenho uma coisa a dizer: Ser mãe é a coisa mais linda neste mundo. Não venha fazer críticas injustas… Lembre-se que o melhor presente que você pode oferecer a uma mãe, é dizer que ela é uma mãe maravilhosa e está indo muito, muito bem! (Flavia Miranda)

Portal Mães Brasileiras – Feito por mães reais, para mães reais. Duas mães em diferentes situações e experiências vividas, mas com único sentimento, o amor incondicional pelos filhos. Conheça o blog .

Criançaria

Difícil ser uma boa mãe nos tempos atuais. Além de darmos nosso melhor para nossas crianças, temos que seguir o padrão do que nos é imposto. Parto, amamentação, trabalhar ou não fora, hora do desfralde, chupeta…Enfim! Às vezes me sinto na contramão. Tento quebrar barreiras e provar que a maternidade vai além dos modelos admirados! Lemos muito, tentamos acertar, erramos e muitas vezes nós perdemos! Isso é normal! Filho não nasce com bula e mãe não sabe tudo! Nenhuma mãe sabe tudo! Nem eu, nem você! E é isso que mais me encanta na maternidade, os desafios diários e o amor incondicional que nos faz crescer como seres humanos! Seja você e siga o seu coração. O segredo está na dedicação e no amor!

Bela Aires é advogada e mãe de duas princesas de 4 e 7 anos. Desde que se tornou mãe passou a ter um interesse ainda maior por todo o universo materno e/ou infantil. Assim, surgiu o Criançaria, um site onde divide suas experiências e muitas informações! Conheça o Blog.

Roteiro Baby

As pessoas só fazem com a gente o que nós mesmas permitimos. Portanto, para dar um basta àqueles que insistem em comparar crianças, mães e formas de maternagem, eu concordo com a necessidade de um “basta”. Seja sonoro, seja em forma de ação: ignorando solenemente. Acredito que algumas fases da maternidade nos deixam mais inseguras e propícias a nos influenciarmos pelas críticas, mas acredito, mais ainda, que demonstrar sua insatisfação seja importante.

Compartilha dicas diárias, no site e nas redes sociais, sobre o que há de mais interessante entre os lançamentos do mercado nacional e internacional de produtos materno-infantil, além da reflexões sobre a maternidade e a programação cultural/familiar de Brasília. Conheça o Blog.

Letícia Dream Baby

Desde que anunciamos nossa gravidez parece que o assunto vira debate público, familiares e amigos começam a se envolver em tudo, a escolha do nome, discussões sobre as compras, enxoval no exterior… Todos querem participar deste momento e isso é muito gostoso. Porém quando a chegada do bebê se aproxima a barriga torna-se cada vez mais evidente e até estranhos na rua começam a puxar assunto.

O problema não é conversar, mas sim quando eles não entendem que cada mãe faz suas escolhas, seja sobre o tipo de parto, amamentação, alimentação e educação dos filhos. Conforme o bebê cresce as críticas maternas aumentam e chegou a hora de dar um basta neste desrespeito! Toda escolha que a mãe faz tem por trás costumes culturais, opções familiares e não deve ser julgada com desrespeito. Cada mãe tem o direito de escolher o que o filho pode comer, quando irá para a escolinha e com quais brinquedos pode brincar. Críticas construtivas e quando solicitadas, tudo bem! De resto: Basta!

Leticia Dantas escreve em seu blog Leticia Dream Baby, que traz informações e inspirações para mães além de muitas dicas sobre a Disney. Conheça o Blog.

Mamãe de casa

Sinceramente não entendo por que somos tão críticas e tão criticadas. Cada mãe sabe exatamente o que é melhor para o seu filho e, mesmo se não souber, vai fazer o que acredita ser o melhor. Para nós que expomos nosso dia a dia, nossas escolhas e opiniões para tantas leitoras é ainda mais duro e cruel pois somos vorazmente julgadas por pessoas que não fazem ideia de quem somos de verdade e porque fazemos tais escolhas. Estamos realmente cansadas de tanta maldade e críticas no mundo materno, isso devia parar já!

O blog Mamãe de Casa foi criado pra dividir o dia a dia de uma mãe em tempo integral, cheia de expectativas, dúvidas, sonhos e medos, mas com muita disposição para aprender e bastante humor para escrever.. Criação com apego é a minha filosofia! Conheça o Blog.

Mãe fora da caixa
Acho um absurdo, e até cômico saber que muitas mães criticam o jeito que outras  lidam com a maternidade. Cada mulher é uma, e cada uma tem suas particularidades. Sabe aquela frase “Cada cabeça um mundo.”?

Então, assim fica fácil entendermos que cada mulher vai encarar a maternidade de uma maneira, e que nenhuma maneira de ver e lidar com as questões da maternidade vai ser igual a outra. Não existe certo ou errado, e sim diferentes formas de ser mãe. E  no fim das contas, o que realmente  importa é o amor que sentimos e oferecemos para os nossos filhos! Por isso, pense e reflita sobre o assunto! Não dá pra criticar ninguém. Acho que quem tem muito tempo para criticar é porque não está muito feliz com a sua própria maneira de lidar com a vida! Um basta as críticas maternas e mais amor por favor!

O blog: Sou Thaís, e com a Gabi escrevo o Blog Mãe Fora da Caixa. Nosso blog fala para mulheres que pensam além da maternidade. Escrevemos para vocês, mães, que empenham-se com amor para criar e educar os filhos, mas que também valorizam e conseguem apreciar tantas outras coisas na vida. Conheça o Blog.

Para Criança

Ah, as críticas… Basta existir pra elas também existirem. No universo materno não poderia ser diferente. Eu critico, tu criticas, ele critica, nem que seja “velada” a crítica existe. O ruim é que nem sempre a crítica vem com o respeito. Ninguém tem que fazer como eu faço nem como eu lido com a maternidade, assim como eu posso não gostar a maneira como outro lida, mas há de haver respeito.
Karina Ruela, mãe da Alice, de 2 anos e 10 meses, responsável pelo Para Criança. O Para Criança existe para incentivar a ligação entre pais e filhos através de cultura, diversão, entretenimento e viagens. Aproveitar a infância é essencial! Conheça o blog.

50 Tons de mãe

A maternidade, especialmente quando é de primeira viagem já é motivo para preocupação, como se não bastasse, hoje vivemos uma “guerra” de palpites, acusações, preconceitos! Essas atitudes são, em sua maioria, exacerbadas e acabam ferindo muitas mães, que acabam sentindo se mais enfraquecidas do que deveriam e consequentemente acabam tomando decisões que nem sempre são as mais acertadas para sua família, isso é triste! Como mãe luto por um mundo mais amável, generoso e justo e faço tudo e o impossível para educar meu filho e para que ele possa disseminar o bem, sem olhar a quem!

Sou Isabela e escrevo no blog 50 Tons de Mãe, onde compartilho linhas experiências como mãe e mulher. Lá você encontra dicas sobre a maternidade, saúde, cultura e coisas de mulherzinha! Conheça o Blog.

Clube de Duas blog 

Mães julgam! Julgam e criticam por que umas marcam o parto e por que outras decidem parir em casa; porque umas amamentam até um ano de idade e porque outras nunca tentaram amamentar; porque umas não saem de casa com a criança e  porque outras carregam o filho para todos os cantos, a maternidade é um eterno julgamento acompanhado de críticas, simplesmente por umas fazerem diferente das outras. As diferenças acontecem em todas as esferas, no namoro, cuidados com a casa, estudos, todo mundo faz tudo diferente, porque a maternidade deveria ser igual?

 É realmente muito difícil ver uma coisa que você acredita que alguém está “fazendo errado” e ficar quieta, mas as pessoas têm que aprender a respeitar as outras para serem respeitados, o telhado de todo mundo é de vidro e ninguém está livre. Quanto menos criticar, menos contamina os outros com a crítica.

Sou Thieli, empresária e mãe de três, escrevo o blog Clube de Duas há 5 anos com minha irmã. Um blog divertido, dedicado a lifestyle, moda e maternidade. Conheça o blog.

.

1 Comment on Críticas maternas – Basta

  1. Aline Everton Mansano
    06/03/2015 at 14:18 (9 years ago)

    Elas julgam, pra tirar o erro delas do foco…!!!
    Podemos observar, as q julgam tem tantos defeitos qto os nossos…!!!
    #NINGUEMÉPERFEITO
    O seu certo é o meu errado, e vice versa…

Leave a Reply