Por que os bebês babam tanto? O que fazer?

Bebês babam e babam muito. Aqui a babação era tanta que a roupa não ficava seca nem 5 minutos. Por isso comecei a procurar babadores fofos e diferentes para combinar um pouco com as roupinhas. Na coluna de hoje, a Dra. Luciana Westin conta a partir de quando os bebês babam e até quando param de babar, aproximadamente. Aqui Théo parou cedo. E aí? Divirtam-se com mais um texto da coluna de Odontologia Infantil.

Bebês babamAlguns pais se preocupam ao perceberem que seus bebês começaram a babar muito de uma hora para outra. Quando a criança completa 3 meses de vida, a produção de saliva aumenta bastante, porém o bebé não tem coordenação motora para deglutir a quantidade de saliva que é produzida.

Como a dentição de leite começa a surgir, mais ou menos neste período, as pessoas tendem a relacionar com a erupção dos dentes. No entanto, a salivação exciva é causada pelo próprio desenvolvimento neurológico e bucal do bebê e não pelo aparecimento dos primeiros dentinhos.

Nessa fase o bebê não tem habilidade para deglutir a saliva e faz com que essa saia para o exterior, lambuzando a pele ao redor da boca. Consequentemente, ocorre uma humidade constante nos lábios, escorrendo para a zona do queixo que tende a irritar-se com o contato com objetos, comida, roupa, babadores, etc…

Bebês babamDesta forma, é recomendável manter a região do queixo da criança sempre muito seca, utilizando fraldas de algodão ou hidratante para evitar as irritações de pele.

Resumindo, babar é um ato normal das crianças com idade apartir dos 3 meses de vida e esse processo só ameniza com 2 anos de idade, quando ela começa a ter mais autonomia e dominam a arte de engolir melhor a saliva. Alguns eventos como aftas, dentes nascendo, resfriados e refluxo podem ajudar a aumentar a produção da saliva. Nesses casos, a causa da alta produção de saliva deve ser tratada

Portanto, usem e abusem dos babadores !!!!!

Bebês babam

Leave a Reply