Períodos de Crise

Sempre dizemos que tudo são fases. Nós, aqui em casa, estamos passando por uma fase bastante dura, a dos 13 meses. Alterações de humor. Choro de manha que passa de repente para um sorriso. Gritos quando escuta NÃO.  E um jogo de paciência que só Jesus Cristo para entender rs….
.
Antes dessa, tivemos a visita da crise dos 8 meses: angústia e separação. Passou, mas foi difícil. Clique aqui para saber um pouco mais. O Théo ainda mamava no peito, só queria a mamãe. No entanto com um pouco de informação pudemos sobreviver à essa.
.
Mas, o que realmente me consola é que sei que tudo são fases e, vai passar. Talvez hoje seja mais fácil identificar esses momentos o que nos dá um pouco de tranquilidade, já que o medo de estar fazendo algo errado no assola constantemente.
.
Veja que interessante:
.
-> 5 semanas / 1 mês e 1 semana. 
-> 8 semanas / 2 meses. 
-> 12 semanas / 3 meses. 
-> 19 semanas / 4 meses e 2 semanas. 
– > 26 semanas / 6 meses e 2 semanas. 
-> 30 semanas / 7 meses e 2 semanas. 
-> 37 semanas / 9 meses e 1 semana. 
-> 46 semanas / 11 meses e 2 semanas. 
-> 55 semanas / 13 meses e 3 semanas ( 1 ano, 1 mês e 3 semanas). 
-> 64 semanas / 16 meses (1 ano e 4 meses). 
-> 75 semanas / 18 meses e 3 semanas. (1 ano, 6 meses e 3 semanas).
.
1. Salto – 1. semana.
.
2. Salto – 8. semanas (2 meses): Seu bebê sente, cheira, vê e ouve coisas que säo totalmente novas prá ele. Ele se sente inseguro e quer o colo da mäe. Essa fase pode durar de alguns dias até duas semanas. 
Ele chora mais, come menos, estranha as pesoas e se agarra mais á mäe. Dorme mal e suga mais o dedo ou a chupeta.
.
3. Salto – 12. semanas (3 meses): Novamente tudo é novo: ele quer o colo da mäe!
.
4. Salto – 19. semanas ( 4 meses e 3 semanas): Você percebe que seu bebê faz coisas que até hoje näo havia feito. Por volta da 14. até a 17.s emana ele torna-se impaciente, pois ele percebe que as coisas estäo mudando. A partir dessa idade essa fase difícil comeca a demorar mais para passar. Normalmente dura 4 semanas. Pode porém se extender por 1 ou até 6 semanas a mais. Seu bebê chora mais, apresenta mudancas extremas de temperamento e quer mais atencäo. Come e dorme menos. Emite menos ruídos que antes e se movimenta menos. Estranha as pessoas e busca maior contato corporal qdo está sendo amamentado.
.
5. Salto – 26. semanas (6 meses e 2 semanas): Já na 23. semana o bebê torna-se mais difícil. Essa fase durará 4 semanas, podendo porém extender-se por até mais 5. Apresenta todas as caracteristicas da fase anterior. Busca porém maior contato corporal durante as brincadeiras.
.
6. Salto – 37. semanas (9 meses e 1 semana): Seu bebê fica temperamental, “manhoso” e chora sempre. Seu humor muda rapidamente de alegre para agressivo e vice-versa. Quer ter mais atividades e näo admite näo tê-las! É exageradamente amoroso e tem ataques de raiva. Estranha as pessoas e protesta qdo o contato corporal é interrompido. Come mal, dorme menos, movimenta-se menos e “fala” menos. Às vezes senta-se quieto e sonha acordado. Näo quer que troque sua fralda, chupa sempre o dedo e se consola com seu bichinho de pano.
.
7. Salto – 46. semanas (11 meses e 2 semanas): Mesmas características da fase anterior.
.
8. Salto – 55. semanas (13 meses e 3 semanas ou 1 ano, 1 mês e 3 semanas): Mesmas características da fase anterior.
.
.
Ainda segundo os autores, depois de uma crise o bebê ‘de repente’ começa a fazer coisas que não fazia antes, dá um salto de desenvolvimento mesmo, e também fica mais feliz. Então durante as crises é só ter um pouco de paciência, logo passa…


Leave a Reply