Os 10 Mandamentos do Bom Visitante – Recém nascido

.
.
Acho digno fazer um cartaz com os 10 mandamentos do bom visitante, bem laminado e colorido para deixar na entrada de casa, zelando pela saúde e bem estar do recém nascido. Às vezes ficamos constrangidas de dizer ou pedir alguma coisa, pensando em como não ofender a visita que talvez não tenha idéia de que alguns detalhes de higiene e educação são impresindíveis (será que não?). Pois vou dar uma mãozinha nesse sentido, porque eu mesma precisei e muitas vezes não consegui dizer.
.
I. Não visitarás sem perguntar e muito menos sem avisar. Ninguém quer ser pêga desprevinida, de cinta compressora e sutiã de amamentar, não é mesmo? Bebês têm horários e dias bons e duas ruins.
.
II. Não pegarás o bebê sem pedir para a mãe. Sabe aquele negócio de instinto animal? Pois, é, não é legal que peguem seu bebê sem que você diga ok. Isso vai desaparecer com o tempo.
.
III. Lavarás as mãos ao entrar e higienizarás ao pegar o bebê. Higiene pouca é bobagem. Nada de trazer micróbios da rua para essa criaturinha desprotegida. Sabem, uma vez quando eu pedi isso, me disseram (pausa risos), “eu lavei assim que saí de casa”. Meu ! Para né! Eu por muito tempo usei a fraldinha para proteger do corpo da pessoa. Imaginem, o pessoal lá em casa tem o hábito de ir muito ao hospital, “hobbie” sabe, e depois de um dia inteiro lá, um banho e uma troca de roupa são essenciais.
.
IV. Não te hospedarás e não darás mais trabalho na casa de uma recém mãe com um recém nascido. Essa vai pro pessoal que tem família no interior ou exterior. Ups! Me identifiquei hahaha. Depois em outro post eu vou contar pra vocês o que é ter 6 pessoas extras almoçando e jantando durante 12 dias na sua casa. Pasmem. Eu vivi isso.
.
V. Não beijarás o rosto nem as mãos do bebê. Gente, risos novamente, uma amiga minha me disse que pegou a Tia dela beijando o bebê na bocaaaaa! Ela quase morreu. O pele do bebê é super sensível e passível de adquirir alergias e ficar irritada. O Benjamin mesmo quando beija muito o Théo com a barba por fazer deixa o coitadinho cheio de bolinha vermelha. E a mão, será que alguem pensa que bebês não chupam dedos? ok.
.
VI. Não te perfumarás. Fora com os perfumes. O pediatra do Théo me disse isso na primeira consulta e tem gente que toma banho de perfume. O cheiro passa pro baby, e aquele cheirinho de bebê vira uma meleca de perfume alheio. Sem contar que os perfumes contém substâncias inadequadas para bebês. Você já viu algum bebê cheirando Armani? É unanimidade entre as mamães e não tem uma que tenha que ter dado outro banho no bichinho.
.
VII. Não excederás no tempo. Visitas são visitas, curtas, passageiras. Todos querem conhecer o novo membro da família, e não vamos nos fechar dentro de uma caixa né? Mas é bom saber o limite da visita. Se a visita não tem, bebês tem horários. Muitos deles ficam chorões ao escurecer o dia. Esse horário é também horário de silêncio e paz, para que mã e bebê possam tentar ter uma noite tranquila.
 .
VIII. Não visitarás caso esteja doente muito menos com cachorro. Absurdo mas já ouvi história sobre isso. Se seu cachorro não fica sozinho, não vá. A vida é cheia de escolhas. E o que pra você é uma tossezinha, pro bebê é uma enchorrada de vírus.
.
IX. Não julgarás. Cada bebê é um bebê e agora a mãe é você. É um momento débil e o que menos queremos ouvir são críticas por isso, mais ajuda quem menos atrapalha.
.
X. Não questionarás o aleitamento. Muitas mulheres têm dificuldade em amamentar. Eu tive, e a pior coisa que você pode escutar é: ” dá mamadeira pra ele”. Não! Vai dar certo, paciência, você consegue. Peça ajuda de quem possa ajudar.
.
Acho que tem muito mais coisa, mas já é o suficiente. Será que fomos claras? Somente assim poderemos receber uma visita agradável e harmoniosa.

 


3 Comments on Os 10 Mandamentos do Bom Visitante – Recém nascido

  1. Fátima Caetano
    01/11/2015 at 01:58 (9 years ago)

    Gostei bastante das dicas, achei essenciais.Seria bom que muitas pessoas conhecessem este conteúdo.Obrigada fiquei bastante informada quanto a visita de bebês,vou esclarecer o grupo de
    senhora da minha igreja, pois fazemos visita as irmães quando ganham bebês.

  2. Fátima Caetano
    01/11/2015 at 01:58 (9 years ago)

    Gostei bastante das dicas, achei essenciais.Seria bom que muitas pessoas conhecessem este conteúdo.Obrigada fiquei bastante informada quanto a visita de bebês,vou esclarecer o grupo de
    senhora da minha igreja, pois fazemos visita as irmães quando ganham bebês.

  3. Donizeti Pinheiro
    05/14/2016 at 13:57 (8 years ago)

    Poderia fazer também os mandamentos para quem vem fazer visita com crianças,pois tem cada uma que vem fazer visita que os anjinhos destroem metade da casa

Leave a Reply